AGAPORNIS ROSEICOLLIS
Esta ave encontra-se um pouco por todo o sudoeste africano, tem umas dimensões de aproximadas entre os 16 e os 17 cm.
A distinção entre os sexos não é perceptível á vista pois têm a mesma aparência um do outro e não se notam diferenças. Contudo um criador experiente pode sentir a diferença entre os ossos pélvicos , que são mais afastados no caso das fêmeas desta espécie.
Socialmente estas aves geralmente dão-se bem em conjunto . Ocasionalmente podem brigar , mas estes confrontos raramente são sérios. Podem ser criadas juntamente com outras espécies temperamentais de periquitos. Não devem contudo ser mantidas num mesmo aviário ou gaiola aves mais delicadas ou mais pequenas . Também é possível criar aves isoladas , desde que tenham atenção suficiente . Pode também juntar duas aves do mesmo sexo sem que isso constitua problema algum. No entanto , não se deve introduzir simplesmente uma nova ave numa gaiola que já contenha outra ave . A nova ave será vista , frequentemente como uma intrusa e será tratada como tal .
Uma gaiola ou aviário para esta aves deve ser feito de materiais resistentes por causa do poder destrutivo dos seus bicos .
Em relação ao clima , os roseicollis são aves muito robustas que podem perfeitamente viver ao ar livre mesmo no inverno , desde que a gaiola tenha um abrigo que as proteja da geada e das correntes de ar .
A sua alimentação deve ser constituída á base de uma mistura para periquitos , que deve ser complementada com alimentos verdes , bagas silvestres e durante a época de gestação deve incluir os alimentos á base de ovo.
Estas aves são um pouco ruidosas e destruidoras , mas também podem ser muito se engraçadas pois adoptam todo o tipo de brinquedos á sua disposição.
Os roseicollis , são relativamente fáceis de criar , no entanto pode ser um bocado difícil fazer os casais devido ás dificuldades de distinção entre eles. Estas aves devem ter no mínimo um ano quando pretendemos que elas iniciem a criar. O ninho consiste numa caixa com uma área de 25 cm quadrados de base . Estas aves ao contrário da maioria dos periquitos , constroem os seus ninhos com galhos e ramadas de pinheiro que irão desfazer e acamar a caixa com eles . A fêmea põe entre 3 e 5 ovos que choca por um período de 18 a 22 dias, aproximadamente. A plumagem surge pelo menos um mês ou um mês e meio após as crias saírem dos ovos. As aves jovens desta espécie são reconhecidas pelo seu bico parcialmente escuro, os roseicollis podem ter várias gestações por ano .