Red Rump

 

 

- Red Rumped

O Red Rumped distribui-se pelas regiões meridionais e orientais da Austrália e mede cerca de 27cm. Em grande parte destes psitacideos é fácil distinguir o macho da fêmea, pois o macho tem cores muito mais vivas que a fêmea, pode também distinguir-se através do vermelho que tem na cauda, em que no macho é muito mais forte, isto se a fêmea também tiver.Socialmente, estas aves é preferível que se criem em casais, apesar de serem aves mansas, por vezes com outras da mesma espécie tornam-se agressivas em especial na época de criação. Embora há conhecimento de muita gente que as crie com vários casais juntos.São aves que gostam muito de voar, como tal não se devem alojar em espaços pequenos, sendo mais importante o comprimento que a largura. São aves que também se adaptam bem ao frio, embora caso estejam em recintos exteriores convém sempre ter abrigo. Quanto à alimentação, comem mistura de periquitos e apreciam também o girassol, embora este não deva ser dado em grandes quantidades pois faz engordar bastante estas aves, isto também poderá ser jogado com o espaço em que vivem, se o espaço for muito grande em que elas se exercitem facilmente poderá dar-se mais um pouco. Na altura de criação deve-se dar-lhes mais alimentos à base de ovos. Quanto à criação, do tipo de periquitos são dos mais fáceis de criar, tenho mais que uma gestação por época. O Red Rumped por norma não faz o seu próprio ninho, devendo-se pôr algo no fundo do ninho. A média de ovos é entre os 4 e os 6 que a fêmea choca durante cerca de 19 dias. Quando as crias estiverem completamente criadas devem-se separar, pois a sua presença por vezes não é bem aceite pelo macho. Outra das características é que os Red Rumped por serem excelentes criadores, são também muito usados como pais “adoptivos”, pois incubam e cuidam dos ovos de outros australianos semelhantes sem qualquer problema. Este bonito e popular pássaro é geralmente tranquilo e tem um canto bastante melódico e agradável, um assobiar engraçado, que os humanos imitam facilmente e elas gostam de estar ao “desafio” connosco com esses mesmos assobios. Quanto a mutações, além das tonalidades pastel e amarela, há outras com diferentes cores de canela, azul, verde, lutino, malhada…

ALOJAMENTO - PODEMOS MANTER ESTAS AVES EM VIVEIROS COM AS MEDIDAS DE 150 X 60 X 50cm.

 

  ALIMENTAÇÃO -  PODEMOS DAR SEMENTES DE PERIQUITOS DE GRANDE PORTE (COMIDA PARA CATURRAS) E NÃO ESQUECER AS VERDURAS E FRUTAS, TAMBEM PODEMOS DAR PAPAS DE OVO E GRITT PARA MELHOR DIGESTÃO.

 

  CRIAÇÃO - MANTER UM CASAL SEPARADO DE OUTRAS AVES EM VIVEIROS COM UMA MEDIDA MINIMA DE 150X60X50cm COLOCAR UM NINHO COM UMA BASE DE 20cm E UMA ALTURA DE 40cm COM APARAS DE MADEIRA NO SEU INTERIOR. A FEMÊA COLOCA ATE 5 OVOS E DEMORA ENTRE 19 A 21 DIAS A CHOCAR.